sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Parabéns !!!


   O Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo supera meta estabelecida

 O Instituto Estadual de Educação tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação. A de servir como agente de formação.
    É a escola que atribuímos a responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças, dos jovens e dos adultos.
    É no sentido dessa transformação necessária e essencial que uma das funções da escola é estar disposta a engajar-se num movimento de propulsão da sociedade através do PME- Plano de Melhoria da Escola, para que esta supere as metas não alcançadas e assim elevar o desempenho acadêmico dos alunos.
     Uma das metas do PME era elevar o índice do IDEB dos anos iniciais de 4.6 para 5.3, focando os alunos dos 5º anos,   meta essa alcançada, pois o resultado das séries iniciais do IDEB de 2011 desse Instituto foi 6.0. E o IDEB dos 9º  anos que era  4.8, foi para 5.2  no resultado do IDEB de 2011.
    As ações desenvolvidas para que esse índice fosse alcançado, foi realizar:
_ 02 etapas das olimpíadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
_ 02 simulados em todas as disciplinas com alunos dos 5º anos, prova  Brasil SAEB;
_ Reunião com os professores dos 5º anos;
_ Oferecer 06 aulas - mensal com atividades diferenciadas, criativas e inovadoras  para atendimento das dificuldades de conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos dos 5º anos;
_ Oferecer 03 aulas  mensal utilizando a sala de leitura  para atendimento das dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa através de atividades de leitura, interpretação, produção de texto e montagem de livro de poema, etc.
   Sendo assim a visão de futuro desse Instituto é sermos reconhecido pela excelência do nosso desempenho, pelo   trabalho criativo e inovador de nossa equipe,  respeitando nossos alunos, pais e comunidade.

JUNTOS  VAMOS  ALCANÇAR UMA MÉDIA  MAIOR  !!!

          
  


    

terça-feira, 14 de agosto de 2012

I.E.E.WILSON CAMARGO PARABÉNS PELO RESULTADO DO IDEB

" Avaliação do Ideb aponta avanços e cumprimento de metas de 2005 a 2011
Terça-feira, 14 de agosto de 2012 - 18:50
Acompanhado do presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, do secretário de Educação Básica, César Callegari, e da presidente do Undime, Cleuza Repulho, o ministro Aloizio Mercadante explica os números do Ideb (foto: Fabiana Carvalho) A educação brasileira avançou nos últimos anos. É o que aponta o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2011. O Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Nos anos iniciais (segundo ao quinto), o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).

Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em escolas municipais de redes de ensino com avaliação abaixo de 3,8 — média nacional de então. Com a evolução consistente do indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em 2011. Em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse número caiu para 1,9 milhão em 2011.

Com relação aos índices de avaliação mais elevados, ainda nos anos iniciais, consideradas as matrículas de redes municipais com Ideb acima da meta de 5,0, o registro era de 2,87% das crianças (cerca de 350 mil matrículas). Em 2011, o percentual saltou para 38,04%, com 4,2 milhões de estudantes acima da meta estabelecida.

Finais — Nos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental, o Ideb nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a meta, de 3,7.

Assim como nos anos iniciais, a evolução constante do Ideb nos anos finais do ensino fundamental garante o aumento da proporção de matrículas nas faixas de índice mais elevado. Em 2005, 56,20% dos estudantes da rede pública (7,5 milhões) concentravam-se em faixas de Ideb inferiores a 3,4. Em 2011, o percentual caiu para 26,59% (3,2 milhões de matrículas). Redes com Ideb acima de 4,5 atendiam pouco mais de 300 mil estudantes (2,44%). Agora, abrangem mais de 2 milhões (17,17% do total de matriculados).

De todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos à avaliação do Ideb para os anos finais do ensino fundamental, 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país.

Médio — Em termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada em 2011 a meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

Assessoria de Comunicação Social

Assistente de Navegação

Se você não está encontrando o que procura, diga o seu perfil e escreva o que deseja. Nós te ajudaremos a encontrar!
Preciso de ajuda
Não preciso de ajuda Não oferecer mais ajuda

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DIA 11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE...

"É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom."     Albert Einstein
Ser estudante é compreender o que se ensina e além de compreender, pôr em prática sendo capaz de opnar criticamente diante da realidade social
Ana Paula Acioli

terça-feira, 17 de julho de 2012


ENGENHEIRO QUE DEU NOME A PRIMEIRA ESCOLA VILHENENSE MORRE EM SÃO PAULO



Wilson Camargo de Barros (EM FOTO DA ÉPOCA) foi um dos responsáveis pela construção da BR 364, nos anos 60 do século passado.

Confira nota oficial do Governo do Estado de Rondônia acerca do falecimento do engenheiro.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO “WILSON CAMARGO”
ENTIDADE MANTENEDORA GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
DECRETO DE CRIAÇÃO Nº 353 DE 10/08/1. 960.

A comunidade do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, recebeu a notícia do falecimento do srº “Wilson Camargo Barros”, aos 91 anos de idade ocorrido no último dia 29.06.2012, na cidade de São Paulo.

WILSON CAMARGO DE BARROS, homem trabalhador com seu relevante conhecimento, altruísmo, e desejo do progresso local cuja contribuição é parte da história da educação vilhenense, o que possibilitou perspectivas de que gerações futuras ali pudessem crescer e prosperar, intelectualmente e profissionalmente, almejando o desenvolvimento do município garantindo assim uma vida de sucesso.

Instituto Estadual de Educação “Wilson Camargo”, a 1ª escola de Vilhena criada com o nome de Escola Isolada Wilson Camargo, em homenagem e reconhecimento ao Sr. Wilson Camargo Barros, trabalhador da engenharia brasileira, era um dos sócios da “Companhia Camargo Correa”, principal responsável pela construção de nossas estradas.

No início da década de 60 existiam no local algumas casinhas rústicas e um acampamento de candangos com cerca de trinta pessoas empenhadas na construção da antiga rodovia BR 029, hoje BR 364. A escola funcionava numa casinha rústica com apenas 10 alunos, que evoluiu com o crescimento do primitivo núcleo e sua população, povoado, vila e cidade, escola primária, ginásio, magistério, e por este foi formador de profissionais da educação até o ano de 2001.

E neste ano completa 52 anos de existência, atendendo à clientela estudantil do Ensino Fundamental regular de 9 (nove) anos no turno diurno e o Ensino Médio na Educação de Jovens Adultos através do sistema seriado/semestral no turno noturno, totalizando 938 alunos.

Estendemos nossa gratidão aos seus familiares que muito tem contribuído para o resgate histórico de nossa comunidade escolar.

FONTE/TEXTO - ASSESSORIA
FOTO - ÁLBUM DE FAMÍLIA


Luto !  Nossos   Sentimentos...

Nós, profissionais e estudantes do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo recebemos com pesar a informação do falecimento do Srº “Wilson Camargo Barros” ocorrido no último dia 29 de junho de 2012, o qual faz parte da história deste educandário. Homem trabalhador que ajudou a construir a história com conhecimento, possibilitando que gerações futuras possam crescer intelectualmente e com sucesso,  ratificamos  as  palavras  do seu  filho Fabio Luna Camargo Barros.  ''Perdemos uma pessoa   mas  ganhamos  um exemplo.''

domingo, 24 de junho de 2012

Parceria Escola e Família

Precisamos  trazer as famílias para a escola,  seja  com reuniões, encontros temáticos, cartazes, faixas, mensagens etc.  “Para que elas acompanhem a vida escolar de seus filhos e sejam realmente parceiras da escola”
Essa é uma das propostas inovadoras do I.E.E. Wilson Camargo  de grande relevância durante o ano de  2012,  que pretende movimentar as famílias e as comunidades em geral pela melhoria da qualidade da educação.  A  escola tem um papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. A educação não pode ser delegada somente à escola. O aluno é transitório, filho é para sempre.  “É bom lembrar que a educação de ensino é com a escola e a educação de valores é com a família”,

Veja as dicas para que o seu filho se dê bem na escola a partir de simples práticas

Todos os dias....

 
1 .Pergunte o que ele aprendeu. 
 2.Não deixe faltar às aulas. 
3.Estimule-o a estudar.
4.Combine o horário de estudo. 
5.Seja paciente.   
6.Confira os cadernos e os livros. 
 7.Brinque com seu filho. 
 8.Participe das reuniões .
9.Converse sobre as notas.
10.Conheça os professores.
11.Valorize o professor.
12.Acompanhe o IDEB de sua escola

Pedagogia: Cotidiano Escolar

quarta-feira, 6 de junho de 2012


No inicio do ano letivo o Governador do Estado, Confúcio Moura  esteve  em Vilhena onde participou da cerimônia de início do ano letivo das escolas estaduais, acompanhado de autoridades como o Secretário Estadual de Educação, Júlio Olivar, do Deputado Estadual Luizinho Goebel, do Deputado Federal Natan Donadon  além do Prefeito de Vilhena, José Luis Rover entre outros.
Na oportunidade, Confúcio recebeu diretores de todas as escolas estaduais do município e entregou simbolicamente equipamentos que seria utilizados por alunos no ensino a partir deste ano. Dentre os itens constam; Caixa Ampliquicada -2,  Liquidificador industrial 10 litros-1, câmera fotográfica digital-1 e TV LED 40 polegadas Full HD.1.
OBS: Recebemos  dia  04 de junho/2012 os itens citados.

Sondagem: é a busca do conhecimento prévio do aluno, sendo assim, no primeiro momento o professor:
1-   Efetuar a roda de conversa com os alunos perguntando se eles sabem o que é ou conhecem Fábulas.
2-   Ficar atento a cada aluno com suas observações e questionamentos.
Problematização: provoca o desequilíbrio, desperta a curiosidade do aluno, desafia-o, faz querer saber mais sobre o conteúdo, com isso, após ouvir todos os diálogos com os alunos o professor deve:
1-   Levar os seguintes questionamentos: Vocês conhecem a Fábula "A Raposa e o Corvo"?
2-   Novo diálogo, debate, acontecerá, o professor deve ficar atento com os diálogos;
3-   Após os diálogos, solicitar aos alunos que façam uma pesquisa com os pais, avos e tios o que é uma Fábula e se eles conhecem a Fábula "A Raposa e o Corvo"?
Sistematização: o momento em que o professor "amarra" com o aluno o que ele traz. O professor organiza as idéias do grupo, construindo o conceito novo.
Neste momento, que seria no dia seguinte a pesquisa realizada com os familiares, o professor:
1-   Explicar o que é Fábula.
2-   Novo diálogo, debate, acontecerá, o professor deve ficar atento com os diálogos;
3-   Após os diálogos, efetuar a leitura da Fábula "A Raposa e o Corvo".

terça-feira, 5 de junho de 2012

Festa Junina

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É, festa, que se inicia no começo de Junho, e se estende durante todo o mês finalizando em 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, personname productid em Braga O personname nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê;ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no  baile da quadrilha nordestina.

Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMBATE A INDISCIPLINA

O que é, como ocorre, motivos e atitudes para evitar, regras na sala de aula, sugestões.

O problema da indisciplina em sala de aula em todas as escolas têm sido sem dúvida, uma das maiores preocupações existentes entre os educadores em todo o Brasil. Pesquisas pedagógicas têm demonstrado o quanto se perde tempo em sala de aula com questões de disciplina. O mais importante é descobrir onde e como o problema se manifesta, para então, se encontrar soluções e tentar amenizar o quanto antes a situação.Os alunos mais problemáticos são alvo de comentários, discussões e indagações entre os professores e gestores.
Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito. Cabe a escola levar estes princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como  diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos? Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados. Em alguns casos a família em si é a causadora da indisciplina, outro são alunos de carência sócio afetivo, economico  e psicológica
Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos X alunos, alunos  X professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.
Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.

. Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.
Sugestao  de Filme
Filme Mãos Talentosas: A História de Benjamin Carson

Filme Mãos Talentosas: A História de Benjamin CarsonO jovem Ben Carson não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom – a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.
Nome Original: Gifted Hands: The Ben Carson Story
Direção: Thomas Carter
Lançamento: 2009
Duração: 90min
Tamanho: 357mb
Ídioma: Português

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Da Semente à Planta foi a temática, no âmbito do trabalho de Ciências, incluindo as experiências , que durante um determinado período foi explorada em sala de aula pela Professora do 4º ano C do ensino fundamental. As fotos  apresentam a semente do feijao e algumas fases da sua germinação.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

HISTORIA DO DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?Origem da data Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.



O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando seqüencia a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio? Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas de Literatura Afro-brasileira e Africana

Literaturas que valorizam a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana são uma ótima alternativa para abordar os conteúdos exigidos pela lei 10.639, que obriga o ensino da “História e Cultura afro-brasileira e africana” nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de todo Brasil. Veja 12 dicas de livros recomendados para pais, filhos e professores sobre o tema.





1 – Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
A autora coloca em cena, atraves da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dia de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.


2 – Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném
Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.
3 – O Menino Marrom
Autor: Ziraldo
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.


4– O Cabelo de Lelê
Autor: Valéria Belém
Lelê é uma linda menininha negra, que não gosta do seu cabelo cheio de cachinhos. Um dia, através de um fantástico livro, começa a entender melhor a origem de seu cabelo e, assim, passa a valorizar o seu tipo de beleza





5 – Bia na África
Autor: Ricardo Dregher
O livro é parte da coleção “Viagens de Bia”. Nessa estória, Bia viaja por diferentes países da África, como Egito, Quênia e Angola. Na aventura, a garotinha conhece, entre outras curiosidades, a história do povo árabe e dos nossos antepassados negros, que vieram como escravos da África para o Brasil há muitos anos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia Mundial da Água 22 de Março de 2012

Colabore com uma ação entre amigos.
Uma Cesta recheada de chocolate,s que será sor
teada dia 05/04/2012








Os alunos do I.E.E. Wilson Camargo realizam dia 22, uma exposição e apresentação em comemoração ao Dia da Água no pátio da escola. Durante toda semana os professores apresentaram videos e trabalharam com os alunos sobre a importancia da água.

segunda-feira, 19 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Agua






DIA MUNDIAL DA ÀGUA



Os dias nacional e mundial da água foram criados visando sua conservação.
Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura. A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.” A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água. Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza. Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Por Jussara de Barros

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bom Dia






Bom Dia!!
Você chegou ao seu trabalho, ore e peça iluminação.
Isso chama-se reflexão.
Agora com tudo planejado comece a trabalhar.
Isso chama-se ação.
Acredite que tudo dará certo.
Isso chama-se fé.
Faça tudo com alegria.
Isso chama-se entusiasmo. Dê o melhor de si.
Isso chama-se perfeição.
Deus está com você.
Isso chama-se amor.
Autor desconhecido.

segunda-feira, 12 de março de 2012

12 DE MARÇO DIA DO BIBLIOTECÁRIO


Dia do Bibiotecário
Dia 12 de março comemoramos o Dia do Bibliotecário. Esse dia passou a ser comemorado a
partir do Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980 que trata da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.
Art. 4º - Fica instituído o Dia do Bibliotecário, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.
Um Parabéns muito especial...
Aos profissionais da informação que tem feito a diferença no ambiente de pesquisa,
Aos que entendem que a leitura é capaz de mudar a sociedade,
Aos que cuidam da memória da sociedade,
Aos que colocam luvas, máscara, touca, roupão e óculos de proteção só para cuidar dos livros raros,
Aos que incentivam as crianças a lerem,
Aos que carregam com orgulho o pensamento e o trabalho de quem dedicou a vida a escrever,
Aos que andam por ai com tablets e smartphones pesquisando e disseminando
informação na web,
E que saõ chamados de chatos ao pedir silêncio, mas que sabemo o valor da concentração durante o estudo. Que o dia 12 de março seja muito bem comemorado por todos .

Valorize o profissional bibliotecário!
ieeWilCa's Profile Page