quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMBATE A INDISCIPLINA

O que é, como ocorre, motivos e atitudes para evitar, regras na sala de aula, sugestões.

O problema da indisciplina em sala de aula em todas as escolas têm sido sem dúvida, uma das maiores preocupações existentes entre os educadores em todo o Brasil. Pesquisas pedagógicas têm demonstrado o quanto se perde tempo em sala de aula com questões de disciplina. O mais importante é descobrir onde e como o problema se manifesta, para então, se encontrar soluções e tentar amenizar o quanto antes a situação.Os alunos mais problemáticos são alvo de comentários, discussões e indagações entre os professores e gestores.
Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito. Cabe a escola levar estes princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como  diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos? Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados. Em alguns casos a família em si é a causadora da indisciplina, outro são alunos de carência sócio afetivo, economico  e psicológica
Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos X alunos, alunos  X professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.
Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.

. Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.
Sugestao  de Filme
Filme Mãos Talentosas: A História de Benjamin Carson

Filme Mãos Talentosas: A História de Benjamin CarsonO jovem Ben Carson não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom – a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.
Nome Original: Gifted Hands: The Ben Carson Story
Direção: Thomas Carter
Lançamento: 2009
Duração: 90min
Tamanho: 357mb
Ídioma: Português

Nenhum comentário:

ieeWilCa's Profile Page