quinta-feira, 23 de agosto de 2012



A escola Estadual Wilson Camargo, a mais antiga de Vilhena, figura entre as melhores do Estado de Rondônia, segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na terça-feira, 14 de agosto.
De acordo com os dados do IDEB, a Wilson Camargo é a escola com melhor pontuação em Vilhena, tanto nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano, quanto nas finais, do 6º ao 9º ano.
A escola vilhenense alcançou a pontuação 6 nas séries iniciais e ficou com a quinta colocação no Estado, empatada com dois estabelecimentos de ensino de Ji-paraná e um de Ariquemes.
Já nas séries finais, a pontuação alcançada foi de 5.2, e a escola ficou em terceiro, dividindo a posição com outras duas escolas, uma de Nova Brasilândia do Oeste e outra de Vilhena, a Marcos Donadon.
Para Maria da Penha Batista, diretora da Escola Wilson Camargo, o resultado do IDEB mostra o comprometimento dos alunos, dos pais e professores da escola com o aprendizado das crianças e adolescentes que ali estudam.
Maria da Penha comemora o alcance das metas estabelecidas em 2009, quando a escola recebeu nota 4.6 nas séries iniciais e 4.9 nas finais. “Aquele ano nós traçamos as metas para esse ano, foram metas ousadas, sairmos daquelas notas e alcançarmos no IDEB de 2011 a nota de 5.7 nas séries iniciais, e 5.2 nas finais. E nós conseguimos alcançar a meta de 5.2 nas séries finais, e superamos a meta das iniciais com a nota seis”, disse.
A diretora alega que o avanço é resultado dos esforços dos professores, mas também da comunidade estudantil que aderiu ao chamado da direção da escola para a mudança. Maria da Penha também ressaltou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Nós chamamos os pais a fazerem parte da escola onde seus filhos estudam, aqui eles têm voz ativa, eles não vêm aqui somente para assinar boletim, eles participam das decisões da escola por intermédio do Conselho Escolar que une representantes dos professores, técnicos, alunos e pais”, alegou a diretora e continuou, “é esse conselho que decide inclusive como será investido a verba que vem para a escola”, finalizou.
Ela ainda lembrou que a escola desenvolveu projetos que auxiliaram no aprendizado dos alunos. “Hoje nos temos pelo menos dez projetos que estão sendo desenvolvido por nossos alunos sob a supervisão dos professores”, afirmou.
Maria da Penha disse ainda que os investimentos do Governo do Estado na escola também contribuíram para a melhoria da nota do IDEB e proporcionaram aos alunos melhores condições para o aprendizado. “Nossas crianças sofriam muito com o calor, principalmente os alunos do vespertino, hoje todas as nossas salas são climatizadas”.
Ela finalizou contando que alguns ex-alunos, numa demonstração espontânea de orgulho pela escola procuraram a direção da escola e solicitaram que pudessem falar com os atuais alunos e expor a eles da importância que a escola teve para eles e do orgulho que sentem de terem estudado na Wilson Camargo. “Estamos analisando”, disse a diretora.


MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 5º ANOS EM RONDÔNIA
MUNICÍPIO NOME DA ESCOLA REDE IDEB 2011
1JI-PARANA E M E F RUTH ROCHA Municipal 6,4
2PIMENTA BUENO EMEIEF PROFESSORA LAIRCE SANTIAGO MAINA Municipal 6,4
3CEREJEIRAS E EE F FLORIANO PEIXOTO Estadual 6,3
4PIMENTA BUENO EEEF ANISIO SERRAO DE CARVALHO Estadual 6,3
5ARIQUEMES E M E I E F PROFª EVA DOS SANTOS DE OLIVEIRA Municipal 6
6JI-PARANA EMEIEF JANDINEI CELLA Municipal 6
7JI-PARANA EMEF ULISSES MATOSINHO PERES DE PONTES Municipal 6
8VILHENA IEE WILSON CAMARGO Estadual 6
9NOVA BRASILANDIA D'OESTE EEEF ALEXANDRE DE GUSMAO Estadual 5,9
10 PORTO VELHO COLEGIO TIRADENTES DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE RONDONIA EEEFM TIRADENTES Estadual 5,9
11 ROLIM DE MOURA EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA Estadual 5,9
12 BURITIS E EE F M MARIA DE ABREU BIANCO Estadual 5,9
• Fonte: MEC/Inep
MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 6º A 9º ANOS EM RONDÔNIA
MUNICÍPIO NOME DA ESCOLA REDE IDEB 2011
01 PIMENTA BUENO EEEF ANISIO SERRAO DE CARVALHO Estadual 5,7
02CEREJEIRAS EMEF AMERICO VESPUCIO Municipal 5,4
03 NOVA BRASILANDIA D'OESTE EEEF ROCHA POMBO Estadual 5,2
04 VILHENA IEE WILSON CAMARGO Estadual 5,2
05 VILHENA EMEF MARCOS DONADON Municipal 5,2
06 ESPIGAO D'OESTE EEEF JERRIS ADRIANI TURATTI Estadual 5,1
07 VILHENA EMEF ANGELO MARIANO DONADON Municipal 5,1
08 JI-PARANA EMEF PROF IRINEU ANTONIO DRESCH Municipal 5
09 PORTO VELHO E EE F SANTA MARCELINA MARCELLO CANDIA
Estadual 5
10 ARIQUEMES ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO MIGRANTES Estadual 4,8
11 CACOAL EEEFM PAULO FREIRE Estadual 4,8
12 ESPIGAO D'OESTE EMEIEF BRAS CUBAS
Municipal 4,8
13 ROLIM DE MOURA EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA Estadual 4,8
14 VILHENA EEEFM ALVARES DE AZEVEDO Estadual 4,8
15 THEOBROMA EEEFM PRIMAVERA Estadual 4,8
http://www.folhadosulonline.com.br/noticia.php?id=11013
toytroop3.gif (18029 bytes)dia do soldadoO dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro,  nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República
http://www.sempretops.com/dicas/dia-25-de-agosto-dia-do-soldado/

Nenhum comentário:

ieeWilCa's Profile Page