segunda-feira, 5 de março de 2012

EDUCAÇÃO:

Prêmio Gestão Escolar tem novidades


Um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, que está completando 12 anos, foi lançado na manhã de sexta-feira (02/032012), em Porto Velho, na escola estadual Major Guapindaia, pela secretária-adjunta da Seduc, Sueli Aragão, que destacou o valor da premiação para a rede estadual de ensino, que este ano dobrou para a escola que será classificada como "Referência Brasil', passando para R$ 30 mil. As escolas finalistas ganharão agora R$ 10 mil. E as escolas selecionadas como "Destaques Estaduais" ganharão R$ 6 mil.

O prêmio é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com várias entidades que apóiam a educação no Brasil, com o objetivo de valorizar as escolas públicas que se destacam pela gestão competente e por iniciativas e experiências inovadoras na melhoria da aprendizagem dos alunos e por estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tema-objeto do incentivo do governo Confúcio Moura à educação.


Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

quinta-feira, 1 de março de 2012

EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS

reflexao7 Lindos recados para orkut e facebook   Reflexão



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A dura realidade do professor
Para ocorrer uma revolução positiva na maioria das nações é preciso que o processo tenha início na educação e nesse sentido o professor torna-se um dos principais agentes desse processo.
No entanto, como esse profissional irá contribuir para a melhoria de um país se a população juntamente com os governantes do mesmo não o valoriza e às vezes nem o respeita? Exercer a profissão de professor na maioria das vezes é um ato de extrema valentia e determinação. Um dos primeiros problemas enfrentados é quanto à remuneração, sempre muito baixo.
Há uma grande incidência de casos em que alunos agridem fisicamente ou verbalmente os professores, que muitas vezes têm que sair correndo para que não sofra algo pior.
Infelizmente, o professor é visto por grande parte da sociedade como um subalterno para o qual são dirigidas diversas ordens.
Quando o professor atua na escola pública muitas vezes não possui ou é limitada a autonomia plena para aprovar ou reprovar um aluno, isso por que o próprio sistema determina o percentual de aprovação e reprovação que deve acontecer com intuito de cumprir acordos firmados com organismos internacionais de ordem econômica como FMI (Fundo Monetário Internacional), Bird (Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento) e Unesco, esses liberam créditos somente se os dados apresentados se enquadram nas exigências dos mesmos.
Nas escolas particulares, em sua maioria, os problemas não diferem tanto, os donos designam a aprovação a qualquer preço, pois os pais não querem seus filhos reprovados, ainda mais que durante o ano foram gastos altos investimentos em mensalidades. Além desses agravantes, os pais ameaçam constantemente retirar os filhos da escola caso sejam reprovados. É bom enfatizar que existem pais que não agem dessa forma. Diante dos dois casos parece que a educação se transformou em comércio, os governos não querem perder empréstimos e investimentos e donos de escolas privadas não aceitam perder receita. É bom ressaltar que os casos citados acima não são regras, uma vez que existem instituições públicas e privadas que não se enquadram no contexto.
No meio disso tudo está o professor que permanece sem ação e sujeito a crianças e adolescentes marginalizados, isso por que esses podem se referir ao educador com palavras de baixo calão, ameaças e xingamento, pois são garantidos pelo Estatuto da Criança, nas escolas particulares ocorrem praticamente as mesmas coisas, humilhação do profissional por parte de pais, patrões e alunos.
Se um professor é agredido ou ameaçado e recorre ao dono da escola o que ele ouve é “melhor ficar calado, pois eles pagam seu salário” fato que acontece com grande naturalidade e por diversas vezes.
Quando o professor toma uma atitude mais severa, como retirar o aluno da sala devido um ato de desrespeito, o culpado não é o aluno e sim o professor por ter constrangido o mesmo. Dessa forma, a legislação protege somente uma parte, ou seja, somente o aluno sofre constrangimento, e o professor, não sofre? (lembrando que existem diretores, alunos e pais que respeitam o profissional).
Em muitos casos, os alunos que cometem esses atos são filhos de pais ausentes que não impõe limites e que tentam constantemente compensar sua falta com presentes como celulares, mp3, câmeras digitais entre outros, que se tornam outros tormentos na vida do professor em sala de aula.
Esses são alguns dos problemas enfrentados diariamente pelos professores da maioria das escolas brasileiras, e que mostra claro o descaso com a educação que é a única maneira de mudar o panorama do futuro em vários sentidos, como ambiental, social, emprego, tecnologia avançada entre muitos outros que somente com uma educação de qualidade se pode alcançar.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS DE LIVROS



A separação

Livro infantil brochura; 48 páginas; Autora: Pascale Francotte; Tradutor: Rodrigo Villela; Assunto: psicologia infantil; Faixa etária: a partir de 6 anos; Editora: SM
Pelo olhar de uma criança, A separação, novo título lançado por Edições SM, apresenta o relato do desentendimento de um casal, a convivência difícil e as situações de conflito que levam à decisão de se separar. O pequeno protagonista e narrador da história revela, então, seus sentimentos, reações e reflexões sobre esse momento.
Se o tema é difícil para os adultos envolvidos, a dissolução dos laços de amor e de união entre os pais é especialmente dolorosa para as crianças. Elas vivenciam uma dor provocada em grande parte pela dificuldade de aceitação e também por não conseguir entender completamente a situação. É um processo que desaloja o “e” instalando em seu lugar o “ou”, como tão bem expressa o narrador: “O que eu sei é que agora tenho papai ou mamãe”.
Mas apesar de trazer no título a palavra separação, este livro, sensivelmente ilustrado pela própria autora, sugere que tais dificuldades e dores sejam superadas ao transformar em renovação o que poderia ser só ruptura. As tensões, os silêncios, a falta de comunicação do casal geram na criança, inicialmente, insegurança, medos, culpa. Porém aos poucos a ruptura ganha contornos claros e um novo cenário se constrói, aliviando o clima para todos.


Diferentes somos todos
Livro infantil de capa dura; 72 páginas; Autora: Alina Perlman; Ilustrações: Cecília Esteves; Editora: SM
Carminha ganha uma bolsa de estudos para frequentar uma escola de pessoas mais ricas. Mas se sente excluída, pois mora na periferia. Esse sentimento irá mudar quando encontra Laura e descobre que tem algo em comum com a amiga: ambas têm irmãos com Síndrome de Down. Juntas, elas resolvem batalhar pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes como companheirismo e respeito pelos outros.



Cadê o juízo do menino?

Livro infantil; Ilustrações de Mariana Massarani autor Tino Freitas; 24 paginas; editora Manati; Indicação: a partir do 2º ano do ensino fundamental “O juízo é um parafuso que a gente deixa apertado pra máquina do pensamento não fazer nada errado”. O músico, jornalista e mediador de leitura Tino Freitas teve de ter muito juízo para desparafusar as idéias de um menino travesso e soltar a imaginação do leitor. Com versos, rimas e muito humor, o “roedor de livros” estréia como escritor arrancando gargalhadas e distribuindo imagens divertidas para o traço genial de Mariana Massarani multiplicar. Não há quem não perca o juízo com um livro alegre e cativante como este!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Origem do carnaval no Brasil



O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando. Certos personagens têm origem européia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. A partir desse período, aos primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.

As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX, e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e se chamava “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá.


Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia, o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.
Fonte:Brasil Escola

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETOR PROINFO

Profª Adriana 3º Ano do Ensino Fundamental.


Alunos do 5º ano assistindo video do Sistema Solar com a profª Jô.

Projetor ProInfo

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
Os municípios, estados e Distrito Federal poderão adquirir este equipamento com recursos próprios ou de outras fontes, por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do pregão nº 42/ 2010, realizado pelo FNDE.
Hoje 15 de Fevereiro de 2012, dois anos depois, recebemos o equipamento.

A INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A Informática vem adquirindo cada vez mais grande importância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
È de suma importância, a Informática na escola, segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. De acordo com FRÓES “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.” De acordo com BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46) Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

RETORNO AS AULAS




Senhores professores, equipe gestora, e toda comunidade escolar, não deixe de assistir
o video conferência com inicio as 14:oo hs. no LIE . Com o Tema " Educação em Rondônia Construindo um futuro de Paz" Que tem como objetivo desenvolver juntamente com a Comunidade Escolar, Valores individuais e coletivos, para promover a paz.





QUEREMOS CONSTRUIR UM FUTURO DE PAZ !!



Paz na escola? Depende de nós .........


IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO: EFICIÊNCIA E/OU INEFICIÊNCIA DESTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ?


Seja bem-vindo à nossa escola! Um grande desafio espera por você.





quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATUALIDADE

Se você é Professor, da Rede Pública ou Particular, LEIA com Atenção!!!
Urgente e Atual:
O ministro da Educação Fernando Haddad solicitou uma pesquisa científica sobre o aumento do número de horas do aluno na Escola e sua correlação com o aumento do Rendimento Escolar. No dia 21 de setembro (21/09/11) ele apresentou os resultados à imprensa, pois deseja um Grande Debate sobre o Assunto.
A pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo revelou que mais tempo (mais horas) na Escola leva a uma melhoria dos resultados do aluno na aprendizagem e nas avaliações (ENEM, SAEB, etc.).


Até aí nenhuma surpresa, pois vários países desenvolvidos têm uma carga horária anual maior do que a brasileira e têm resultados melhores. O que vêm a seguir é que é preocupante.
Diante do resultado deste estudo, Ricardo Paes de Barros, subsecretário que coordenou a pesquisa apontou alternativas (que seriam, na verdade, Propostas) ao ministro:
Proposta 1
Proposta 1 – O Estudo de Ricardo Paes de Barros mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. Mostrou também que a melhoria dos resultados acadêmicos pode ser feita com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Esta proposta implica a) criar programas de formação e projetos de incentivo aos docentes, para que mais bem remunerados, preparados e motivados, possam faltar menos e dar melhores aulas; b) modificar a atual LDB, diminuindo o percentual máximo permitido de faltas aos alunos (25%); c) Reduzir o número de faltas, abonos e licenças permitidas por lei aos docentes.
A Proposta 1 requer modificação na legislação educacional e investimentos em Salários e em Programas de Formação Continuada para os Docentes (Formação Profissional, Especialização, Mestrado e Doutorado).
Proposta 2
Proposta 2 – Paes de Barros aponta que a Diminuição do número de alunos em Sala potencializa o rendimento de todos, ao permitir que os Docentes tenham mais tempo para auxiliar os alunos que apresentarem dificuldades. Nesta proposta: a) estabelecer qual é o número mínimo de alunos por sala e série; b) ampliar o número de salas e, consequentemente, de escolas; c) criar incentivos para a carreira docente, pois mais salas e mais escolas demandarão mais professores mais bem preparados (hoje, desestimulados, muitos estão deixando a carreira docente).
A Proposta 2 demanda investimento em infraestrutura e investimento no profissional da educação (Salários e Capacitação). Se a carreira docente for valorizada, atrairá e manterá nela os mais capacitados.
Proposta 3
Proposta 3 – Aumento do número de horas diárias do aluno na Escola. Essa proposta segue o modelo europeu (período integral) e implica em alguns investimentos: a) melhorar as cantinas escolares para que possam servir almoço aos alunos; b)readequação do currículo para que todo o período de permanência seja bem aproveitado; c) maior número de salas de aulas (hoje, os alunos do matutino e vespertino utilizam as mesmas salas); d) readequação e aumento da carga horária dos professores (o professor receberia o valor das aulas adicionais); e) aumento dos espaços esportivos e culturais da Escola (necessidades de uma Escola de Tempo Integral).
Ou seja, a Proposta 3 requer significativos investimentos em infraestrutura. Entretanto, o aumento do salário dos professores seria apenas em função do aumento do trabalho (mais aulas, mais remuneração) e não de um aumento real no valor da hora/aula. É verdade que a Escola de Tempo Integral é um modelo seguido na Europa, mas lá o professor recebe melhores salários (quando comparados com outros profissionais de formação superior) do que aqui.
Proposta 4
Proposta 4 – Aumento dos dias letivos. Dos atuais 200 para 220 dias letivos. Sendo subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência, Paes de Barros julga ser essa a alternativa mais atraente e interessante ao governo pois praticamente não haverá nenhum custo para os cofres públicos. Na prática, esta Proposta levará: a) a um aumento dos dias letivos em detrimento de sábados e feriados; b) aumento da jornada de trabalho (em dias) sem o consequente aumento da remuneração (pois o governo já divide o salário anual em doze meses + o décimo terceiro); c) diminuição dos dias de recesso e férias docentes.
A Proposta 4 não requer do Governo praticamente nenhum investimento – só uma mudança na Lei. Já para o docente, significa mais dias de trabalho, mais matéria a ser lecionada e mais avaliações, provas e trabalhos para corrigir e nenhum aumento ou remuneração adicional. Para o aluno, mais matéria, mais pressão por resultados e menos dias livres em casa.

Fique Atento e Pense Corretamente como PROFESSOR

O Governo tem a intenção, segundo o ministro, de realizar um DEBATE com a SOCIEDADE para, em seguida, implementar a medida – aumento para 220 dias letivos.

Proposta 1 - Investir na Formação e Salários dos Professores e Diminuir a permissão para Faltas (docentes e discentes).
Proposta 2 - Menos alunos por Sala e Professores melhor Preparados e Melhor Remunerados.
Proposta 3 - Escola de Tempo Integral (ainda precisa de muitos ajustes, mas levará o governo à necessidade de INVESTIR muito para sua implantação).
CUIDADO, Professor
Como mais UMA PROVA de que o Governo não quer INVESTIR em Educação, o subsecretário da Pasta já está indicando o aumento dos dias como a MELHOR proposta para o GOVERNO. Isso é ÓBVIO, pois é a única alternativa que não requer investimentos.
O Governo tentará neste DEBATE jogar a população contra os professores que se opuserem aos 220 dias (Alternativa 4).
Mas na verdade, NÓS PROFESSORES sabemos que aumentar para 220 dias não vai mudar em NADA o quadro atual de descaso com que as autoridades tratam a Educação.
Além disso, a proposta de aumento dos Dias Letivos é a única que não apresentará nenhuma contrapartida positiva para o DOCENTE.
Existem, ainda, outras PROPOSTAS com melhores OPÇÕES . Diga isso aos seus colegas e diretores. Diga isso aos seus vizinhos. Diga isso aos seus ALUNOS, sejam eles do Ensino Fundamental, do ENSINO MÉDIO, do Ensino Superior, da Pós Graduação, do Mestrado ou do Doutorado.
TODOS OS PROFESSORES DEVEM SE UNIR neste Debate, pedindo ao Governo que aumente os INVESTIMENTOS na Educação do País.
É fato que Todos os Professores Conscientes querem MUDANÇAS na Educação. Mas queremos MUDANÇAS que realmente façam a DIFERENÇA, que AUMENTEM a QUALIDADE do Ensino e que FAÇAM o governo Investir naquilo que é mais precioso – a Educação de nossas Crianças.
NÃO ACEITE OS 220 DIAS. Os 220 dias serão um ENGODO para que o GOVERNO não gaste e não invista mais.
Queridos Professores e Professoras da rede Pública e Particular, de todos os níveis
Sejam conscientes - Repassem este doc. a todos os Docentes e Educadores que vocês Conhecem.
Abaixo, a notícia e a reportagem disponível na Internet
21/09/2011 - MEC apresenta proposta para deixar aluno mais 20 dias por ano na escola
O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quarta-feira (21) em Brasília o resultado de uma pesquisa que levou o MEC a avaliar o aumento de até quatro semanas no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado. Atualmente, o Brasil tem 200 dias, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) no ano letivo e carga horária de 800 horas. O ministro propõe um amplo debate sobre a ampliação da carga horária escolar para 220 dias ao ano.
“Sempre que o MEC se vê diante de uma evidência forte que algo pode melhorar a partir da descoberta de um estudo temos que perseguir este objetivo”, disse Haddad. O ministro vai discutir a proposta com secretários de educação estaduais e municipais. Ele espera concluir o debate este ano para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional em 2012 para votação. “Nenhum país com bom desempenho tem uma carga horária de 800 horas”, disse o ministro. “O Chile tem carga de 1.200 horas por ano e o nosso desempenho hoje é equivalente ao que o Chile tinha no ano 2000.”
A pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.
Segundo o pesquisador, o aumento da exposição pode ser feito com ampliação da jornada diária e com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Mas a alternativa mais atraente, segundo Barros, é a que tem o menor custo. “Em termos de custo é melhor porque na outra alternativa (mais horas/aula por dia ou menos alunos por sala) você precisa aumentar o espaço na escola colocando restaurantes e espaços esportivos.”
A outra variável que provoca melhora é a qualidade do professor. “Tem um enorme impacto entre se consultar um bom ou um mau médico. Com o professor também é assim, mas a gente não valoriza a profissão e deixa o profissional mais experiente migrar para a rede privada”, destacou o pesquisador. Ainda de acordo com ele, o impacto no Saeb com professor experiente seria de 3,3 pontos.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NOVA HISTÓRIA DO WILSON CAMARGO


FILHO DE WILSON CAMARGO VISITA VILHENA E ENTREGA FOTOS HISTORICAS EM NOSSA INSTITUIÇÃO DE ENSINOA diretora Profª. Maria da Penha Batista recebeu das mãos do engenheiro civil, Fábio Luma Camargo Barros, vinte e uma (21) fotos, uma cópia do decreto que originou a escola que na época atendia pelo nome "Escola Rural Wilson Camargo Pires de Sá do Território de Rondônia."
Durante sua visita a nossa escola o engenheiro civil, Fábio Luma Camargo Barros, 57 anos, um dos filhos de Wilson Camargo Barros razão pela qual a instituição recebeu o nome “Wilson Camargo”, nos presenteou com a cópia do Decreto conservado até a atualidade 51 anos depois. Decreto nº 353, de 10 de agosto de 1960 prova documental da versão apresentada por ele e nos relatou que desde sua infância ouvia as histórias de meu pai, de como era o relacionamento com os índios e das dificuldades que passou. “Principalmente da escola que recebeu o nome dele, como forma de homenagem pelos serviços prestados. Já que na época era o diretor da Camargo Correia, empresa responsável pela abertura da rodovia Brasília-Acre” destacou Barros. O material fotográfico oferecido gratuitamente para esta Instituição de Ensino apresenta momentos importantes como: a vinda do presidente Jucelino Kubichek - para a celebração do fim do desmatamento da rodovia Brasilia-Acre, o aeroporto e o posto de Correios e Telégrafos construído por Marechal Rondon que na época estava sob os cuidados do telegrafista Mariano. ......














ANTES  A  HISTORIA ERA  CONTADA   ASSIM:

Completa 50 anos escola que começou na sala da casa da professora

09/08/2010 - 18:18

Na década de 1970, a escola era o “centro de tudo” em Vilhena /REPRODUÇÃO
Na década de 1970, a escola era o “centro de tudo” em Vilhena /REPRODUÇÃO


Amazônias
JULIO OLIVAR
Editor da Folha do Sul

VILHENA, Rondônia – Nesta terça-feira fará meio século o decreto que criou a escola isolada Wilson Coutinho, atual Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo. Na prática, a “escola” só começou a funcionar dois anos depois, improvisada na própria sala da casa da saudosa professora Noeme Barros Pereira, falecida há 13 anos.

Considerada benemérita da educação vilhenense, dona Noeme começou a lecionar para dez alunos. Eram filhos de antigos operários da construtora Camargo Corrêa, que dois anos antes havia aberto a BR-29 (atual 364), e do indígena Marciano Zonoecê, então administrador da estação telegráfica aberta por marechal Cândido Rondon.

Depois de dois anos, a escola foi transferida para o destacamento da FAB (Força Aérea Brasileira) e, em 1965, para uma palhoça de pau a pique, coberta de capim, com quatro metros quadrados. Agora, a escolinha estava sob a responsabilidade da professora Esmeralda Sol Sol de Oliveira, hoje com 68 anos e residente em Porto Velho.  

Merendeira Maria José aprendeu com ela

Na década de 1970, a escola era o “centro de tudo” em Vilhena /REPRODUÇÃO
Dona Maria foi aluna em 1968; hoje é merendeira da escola

Entre os alunos deste período havia a cuiabana Maria José de Carvalho Soares, de 11 anos. “Eu me lembro muito bem daquele tempo. A escola era multisseriada, ficava bem às margens do Rio Pires da Sá e oferecia só até o terceiro ano”, recorda a ex-aluna. “Em 1968, viemos para este local, mas eram apenas duas salas de madeira”.

Hoje com 53 anos, dona Maria José trabalha desde 1984 como merendeira na escola onde aprendeu as primeiras letras com a professora Esmeralda. É a mais antiga funcionária em atividade na Wilson Camargo. “Tenho quatro filhos e todos estudaram aqui. Uma, inclusive, fez magistério”, conta, orgulhosa.

De aluna a servidora, dona Maria passou por todas as fases da escola. Lembra das dificuldades como, por exemplo, a falta de água – “Buscávamos água na vizinhança ou numa torneira na praça” – e dos tempos em que a escola era o centro de tudo que acontecia na cidade.

Missa

“Aqui em Vilhena nem igreja tinha até 1970, então as missas eram celebradas neste espaço”, afirma dona Maria. Festas e eventos políticos, como a escolha do primeiro prefeito distrital, Renato Coutinho dos Santos, em 1977, também ocorreram na escola.

“Todas as quartas-feiras, os militares do 5º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) vinham para cá para hastear a bandeira e cantar o hino nacional. São muitas histórias”, concluiu dona Maria, que, apesar de ser um “patrimônio” do estabelecimento de ensino, estudou apenas até a quarta série. É que o curso ginasial [atual 5º ao 9º ano] só seria implantado seis anos depois. Já o Ensino Médio só viria em 1977. “Eu acabei me casando e mudando daqui. Voltei algum tempo depois, para trabalhar”, conta a merendeira.  

Hoje, Instituto de Educação

Oficialmente, a escola chama-se Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, desde 1993. O atual diretor, Ezequiel Ferreira Barbosa, explica que a nomenclatura foi fruto de uma promessa do governo do estado de transformar o estabelecimento em Instituto Normal Superior. “Em 2001 formou a última turma de magistério, curso em nível de ensino médio que aqui funcionou desde 1981 e foi extinto em todo o país. Ficamos com esse nome de instituto, mas na prática somos uma escola comum”, explica Ezequiel.
Ezequiel:
Ezequiel: "Nome de instituto, mas na prática somos uma escola comum"


Hoje com 853 alunos, divididos em 27 turmas, o Instituto tem 85 funcionários e no ano passado passou por uma ampla reforma em suas instalações. “A escola possui o melhor índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município”, contenta-se o diretor.

Para comemorar os 50 anos do decreto que criou a escola, na próxima terça-feira, os professores e alunos preparam uma festa, que começará às 19h e irá até às 21h. Na programação, constam as presenças de diversas autoridades locais e do estado que assistirão a números de dança, exposição de fotografias antigas e orações do frei católico Reginaldo Casinatoo e do pastor evangélico Genivaldo Santos.

Controvérsia. Quem foi Wilson Camargo?

VILHENA – O nome dado a primeira escola da cidade é uma incógnita. Não há uma biografia, tampouco uma fotografia do “homem que não existiu”. Segundo o historiador Pedro Brasil, no livro “Vilhena conta sua história”, há quatro versões para explicar a estranha denominação.

A primeira versão sustenta que Wilson Coutinho teria sido um professor normalista que orientava professores leigos (sem formação em magistério) na região, falecido em 1952. A segunda história é de que Wilson fora apenas assistente de ensino primário que faleceu vítima de acidente de carro, em meados de 1960, na BR-29.

A terceira variante é de que Wilson Camargo seria um sobrinho do empresário Sebastião Camargo, dono da construtora Camargo Corrêa e muito próximo ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Foi esta empresa  que abriu o trecho da BR-364 entre Vilhena e Pimenta Bueno, em 1964.

A versão mais aceitável pelo historiador, porém, é a de que a escola recebera este nome por conta da junção do Wilson (o professor que ninguém sabe ao certo quem foi) com o Camargo (o sobrenome do construtor Sebastião).




    sexta-feira, 30 de setembro de 2011

    Leitura, uma nova visão....


    Divulgue Boas Práticas

    O que a leitura pode fazer por você? Basta 15 minutos por dia dedicado aos livros para você se dar melhor nos estudos e na vida.
    1- O hábito da leitura facilita ao leitor soltar a imaginação;
    2- Estimula a criatividade;

    3- Aumenta o vocabulário;

    4- Facilita a escrita;

    5- Simplifiva a compreensão das coisas;


    6- Ajuda na vida profissional;

    7- Melhora a comunicação com os outros;

    8- Amplia o conhecimento de modo geral;


    9- Desenvolve o senso critico...


    A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo a nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo.
    A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nós aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com os outros. No final de cada livro, ficamos enriquecidos com nossas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, conhecemos melhor o mundo e um pouco melhor de nós mesmos.





    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    Estado de Rondônia PROÍBE USO DE CELULARES EM SALA.

    Lei proíbe uso de celulares nas aulas de Rondônia

    Todos os alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino em Porto Velho e demais municípios do Estado de Rondônia estão proibidos, por lei estadual, de usar telefones celulares durante as aulas nas escolas. A Lei tem o número 1.989, foi decretada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Ivo Cassol em 26 de novembro, e publicada pelo “Diário Oficial do Estado de Rondônia” no dia seguinte.

    A proibição atinge implicitamente todos os estabelecimentos de ensino em Rondônia, do ensino médio ao superior, e ainda escolas setorizadas como as autoescolas, ou de línguas estrangeiras – pois não faz nenhuma exclusão. A lei é de autoria do deputado Neri Firigolo (PT) e atende uma reivindicação de pais de alunos. Em alguns estados do país já existem leis semelhantes em vigor. A restrição é explícita nos três curtos artigos da lei. Artigo 1º: “Ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de ensino no Estado, durante o horário das aulas”.

    Artigo 2º: “O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 90 dias da data da sua publicação. Possivelmente ocorra uma exceção quanto à proibição do uso de telefones celulares nas escolas durante o intervalo entre as aulas (ou hora do “recreio”), mas essa e outras questões somente poderão ser resolvidas se levantadas durante a regulamentação da lei.

    O artigo 3º diz que a lei está em vigor desde a data de sua publicação (27/11/2008). Como não está prevista nenhuma punição aos infratores, caberá aos responsáveis pelas escolas cumprir a lei, especialmente quando servidores públicos, sob o risco de serem punidos por leis referentes ao descumprimento de responsabilidades civis e outras.


    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    EDUCAÇÃO '' É PRECISO PREENCHER A CABEÇA DOS JOVENS...


    O ENEM mostra que os brasileiros concluem a escola com deficiências básicas, tirando a chance de competir em igualdade de condições com jovens de todo mundo.
    O resultado do último Enem dá a dimensão de quanto as escolas brasileira -públicas e particulares- ainda precisam avançar para oferecer um ensino de qualidade. No Brasil alunos que chegaram ao topo passam pelo menos seis horas na escola, duas a mais que a média no geral.
    *Todos os professores têm curso superior completo e são motivado a continuar estudando.
    * O corpo docente tem, em média dez anos de casa.Bem diferente da nossa realidade.
    * Os diretores são figuras presentes na rotina escolar.
    * Existem metas acadêmicas bem claras.
    * As aulas são planejadas com coerencias e não intuitivas,como é tão comum hoje nas escolas
    * Alunos indisciplinados são prontamente punidos.
    A comparação entre o ensino médio no Brasil que é média 4 horas em pais como a Coreia do Sul e Finlândia o turno chega a 8 horas.
    Fonte Veja Set.2011 ed. 2235

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Parabéns pelo sucesso alcançado!!!














    O IEEWC parabeniza a equipe dos Conectados pela brilhante participação na terceira Olímpiada Nacional de História. Os alunos realizaram as provas das três primeiras fases da Olímpiada com entusiasmo e determinação alcançando um excelente resultado. A Olímpiada contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas particulares e públicas, num total de mais de 65 mil participantes de todo o Brasil. O que evidencia a ousadia e a coragem destes alunos pró-ativos merecedores de nosso orgulho e admiração.
    "Tudo que vieres as tuas mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças!" Eclesiastes- 9:10

    domingo, 4 de setembro de 2011


    A Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública.
    Depoimento Resumindo o quadro da Educação no Brasil a Educadora fala sobre condições precárias de trabalho no Rio Grande do Norte RN/BRASIL.
    Comparando com o nosso Estado estamos melhor principalmente aqui em nossa escola que é Wilson Camargo"

    segunda-feira, 29 de agosto de 2011

    Nossa equipe na ONBH !!!












    Parabéns a equipe "Conectados" mais uma vez...
    Continuem assim pró ativos e comprometidos na busca de conhecimentos. Isso deixa mais claro a qualidade do ensino desenvolvida aqui nesta Instituição por profissionais comprometidos com a Educação e com alunos esforçados e merecedores de conquistas brilhantes com esta. Sigam em frente e Sucesso na próxima fase.

    sexta-feira, 26 de agosto de 2011

    CONSELHO ESCOLAR


































    CONSELHO ESCOLAR

    O Conselho Escolar é o maior órgão ao nível da escola e tem funções consultivas, deliberativa e fiscalizadora, com prévia consulta aos seus pares, é constituído pelo Diretor da Escola, como membro nato, ou seu substituto legal indicado e por cinco pais de alunos, quatro alunos, sete professores e dois funcionários e seus respectivos suplentes, eleitos por seus pares.
    O mandato de cada membro do Conselho Escolar terá a duração de dois anos, ou mais um.
    Com o Conselho Escolar implatado nas escolas cria-se uma relação entre a instituição e os pais, o que estimula a participação dos mesmos na vida escolar dos filhos.
    A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento dos pais é e muito importante no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer. “Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos dos seus filhos é o que vai acontecer apartir de hoje no Instituto Estatual de Educção Wilson Camargo - Vilhena Ro.

    segunda-feira, 22 de agosto de 2011

    Classificados para segunda fase da 3ª ONHB!!!





















    A equipe "Conectados" representante do IEEWC na 3ª ONHB está classificada para a segunda fase que iniciou-se nesta segunda-feira. Agora a equipe terá mais dez questões para resolver num prazo de cinco dias. São questões relacionadas a história do Brasil com novas abordagens, um novo olhar, uma nova interpretação, novos documentos com base em pesquisas recentes dos historiadores.
    Na primeira fase em uma das questões, esta referindo-se a uma política de integração nacional, que preconizou a construção de rodovias e estradas tinha uma foto tirada em julho de 1960, e vejam só de onde é a imagem.



















    Parabéns a equipe pela coragem e determinação, sigam em frente e sucesso na próxima fase....

    segunda-feira, 15 de agosto de 2011

    IEEWC participa das Olímpiadas Nacional de História


    A terceira edição da Olímpiada Nacional de História do Brasil conta com a participação de uma Equipe do IEEWC, a qual faz parte junto com outros 65 mil participantes de todos os estados do país.
    A Olímpiada é composta de cinco provas virtuais e uma presencial, a ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Museu de Ciências e da Unicamp. Os participantes recebem documentos, imagens, fotografias, textos descritos, mapas para analisar esses materiais e chegar às respostas.
    Os integrantes da equipe Conectados: Emmuele, Igor e Pablo já iniciaram a escalada nesta manhã de segunda-feira. Esta é apenas a primeira fase, das cinco que ainda terão pela frente, todos são alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental.

    terça-feira, 2 de agosto de 2011

    Estudantes, Parabéns!!!

    DIA DO ESTUDANTE
    Se você estuda, 11 de agosto é o seu dia! PARABÉNS pra você!
    Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.
    Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto? Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.
    Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.





    A qualidade de vida da maioria dos Uruguaios é
    uma das mais altas da América Latina.
    ALUNOS DO 8º ANO produzem vídeo em aulas de Geografia com o Professor Paulo



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